Como colocar letras de músicas no Instagram

Percebi que essa é uma dúvida recorrente. Quando se pesquisa no Google por como colocar letras de músicas no Instagram os resultados costumam focar no compartilhamento, por parte dos usuários, de músicas já disponíveis na plataforma. O ponto, aqui, é como artistas podem fazer para que as letras de suas músicas estejam disponíveis nos Stories do Instagram.

Quando você compartilha uma música nos Stories, geralmente são duas as opções: a capa do disco ou uma versão reduzida. Quando as letras estão cadastradas e sincronizadas, outras opções aparecem.

O cadastro

Para colocar letras de músicas no Instagram a música precisa, é claro, estar disponível por lá primeiro. Isso é feito pela mesma distribuidora que é responsável por publicar as músicas junto aos serviços de streaming, como Spotify e Deezer. Se sua música está no Spotify mas não aparece no Instagram, converse com sua distribuidora.

Com a música já disponível nos Stories, o que você precisa fazer é cadastrar a letra no Musixmatch, catálogo de letras parceiro do Instagram. O processo é relativamente simples e abaixo os passos estão detalhados.

  1. Se cadastrar no site.
  2. Solicitar a verificação do perfil ao responder um pequeno questionário, onde deve colocar links para os perfis da banda/artista no Spotify e Apple Music.
  3. Na sequência você pode já adicionar alguma letra direto através no site do Musixmatch ou fazer o download do aplicativo de celular/desktop. O aplicativo é obrigatório para sincronizar as músicas posteriormente.
  4. Com a letra inserida no site, basta abrir o aplicativo e buscar pelas suas contribuições. Lá aparecerão as letras cadastradas para o seu artista e você poderá editá-las e sincronizá-las.
  5. A primeira sincronização é por estrofe. Você deve ouvir a música e, simultaneamente, marcar a estrofe cantada no momento via aplicativo. É bem simples.
  6. Feita a primeira sincronização, você deve abrir a música novamente no aplicativo, selecionar “contribuir”, depois “sincronizar” e, por último, “palavra a palavra”. Nesse formato, a sincronização será no esquema karaokê: enquanto a música toca, cada palavra cantada deve ser marcada com os dedos.
  7. Finalizado o processo é só esperar um pouco que as letras já aparecerão quando a música for compartilhada nos Stories do Instagram.
  8. Posteriormente, caso queira personalizar seu perfil on Musixmatch, o processo é bem arcaico. Você deve enviar um email para artists@musixmatch.com com uma foto horizontal com 1400 x 500 pixels.
One reply on “ Como colocar letras de músicas no Instagram ”
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *