Chico Science & Nação Zumbi ao vivo em NY em 1995

Acho lives um porre. Em vez de assistir a vídeos entediantes e mal captados (apesar de alguns ótimos memes), tenho pesquisado algumas coisas no Youtube. Uma das descobertas foi esse vídeo do primeiro show internacional de Chico Science & Nação Zumbi em Nova Iorque, em junho de 1995, no Central Park.

A gravação intercala músicas com entrevistas com o próprio Chico Science e artistas como Arto Lindsay, Fred 04 e Gilbeto Gil. Este, estava na programação do mesmo festival (Summerstage) e diz ter pedido para tocar no dia em que a Nação fosse se apresentar. Trata-se de um momento no qual a banda tinha lançado apenas um álbum, o hoje clássico Da Lama ao Caos, e despontava como grande promessa. Além de fazer ligações entre a Nação Zumbi e The Clash (pelas letras) e Beastie Boys (pelos vocais), o jornalista Neil Strauss escreveu no The New York Times sobre o show na época:

Chico Science & Nação Zumbi podem realizar o que apenas um grupo seleto de músicos, incluindo Gil, conseguiu: criar um híbrido capaz de evoluir para um estilo que um dia será hibridizado por outra geração.

Destaque para o apoio do governo pernambucano, que pagou as passagens para a turnê. A exposição nacional e internacional da banda também seria importante para renovar a música do Estado e gerar interesse em outros artistas do nordeste brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *